Postagens populares

sexta-feira, 29 de abril de 2011

As épocas do ano: Páscoa, Festas Juninas, Primavera e Natal

As festas marcam o ritmo do ano. Algumas delas são mais ou menos festejadas que outras. Comemorar ou vivenciar estas festas de forma bastante rica se torna um alimento para a criança e por que não dizer, para a família toda.
Criar no ambiente um espaço especial para que alguns elementos possam representar esta passagem do ano se torna uma brincadeira saudável em que todos podem participar, o que propicia mais vida à comemoração. Confeccionar os elementos junto com a criança, arrumá-los com beleza e harmonia podem trazer uma compreensão maior do momento espiritual da época sem a necessidade de explicações verbais. É o caminho mais prático e simples para o desenvolvimento do respeito e veneração. Estes atributos atualmente precisam de ser reforçados pelo atuar do adulto junto às crianças. Estes valores, que outrora nos era dado como um presente, na atualidade precisam ser conquistados. E esta conquista exige dedicação, repetição, ritmo. E as crianças são os nossos melhores ajudantes nesta prova de perseverança e paciencia que fazem parte da auto-educação do adulto.


Paulatinamente postaremos algumas fotos inerentes a cada festa do ano.

Um comentário:

  1. Poisé, que bom que vc criou este ambiente mágico nestes períodos de toda minha vida. Não é qualquer criança que tem essa sorte.

    ResponderExcluir